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17 dicas de alimentação para crianças

Atualizado: 26 de Mar de 2019

É muito Importante avaliar a alimentação de nossas crianças nessa época contemporânea, onde o acesso às guloseimas está facilitado e muitos trocam a qualidade pela facilidade. Não podemos nos esquecer de que os hábitos alimentares na primeira infância vão afetar uma vida inteira de escolhas, por isso, devemos praticar e ensina-los a ter uma alimentação consciente hoje, para uma vida saudável e feliz no futuro: PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR.


Devemos entender que crianças menores de quatro anos estão ainda em fase de construção do paladar e quando introduzimos alimentos com alto teor de sódio ou açúcar nessa idade, o paladar acaba ficando ‘’viciado’’, fazendo com que eles recusem quaisquer outros alimentos mais saudáveis, como legumes e verduras.

Trago neste artigo, algumas dicas que podem ajudar na hora das refeições dos seus filhos:

  1. Na hora de montar o prato, utilize muitas cores! No mínimo cinco cores nas refeições principais, isso deixará o alimento mais atrativo!

  2. Não aceite o não de primeira, continue colocando os legumes e verduras repetidamente no prato do pequeno. Em algum momento ele irá se interessar e caso coma um pouquinho, já será melhor que nada;

  3. Não obrigue seu filho a comer, se ele não quiser naquele momento RESPEITE, espere e ofereça novamente a mesma comida;

  4. Não substitua refeições por guloseimas;

  5. Não ofereça “beliscos” entre as refeições;

  6. A fome é o melhor tempero que existe!

  7. Não oferte bebida durante a alimentação;

  8. Dispense jogos, aparelhos eletrônicos e TV, foco na refeição;

  9. Fale sobre o que tem no prato e o quanto seu filho ficará saudável ao consumir;

  10. Sobremesas e lanches: use e abuse das frutas;

  11. Evite Pacotes de todos os tipos;

  12. Cozinhe alguns legumes junto com o arroz, além de adicionar nutrientes pode facilitar a aceitação;

  13. Abra exceções aos fins de semana;

  14. Não ofereça refrigerante;

  15. Ensine a beber água… muita água!

  16. Evite temperos industrializados;

  17. Seu filho não precisa de miojo, nem de salsicha… acredite!


Além disso, é importante ensinar a criança a escolher e explicar o motivo das escolhas.

Não proíba nada, Moderação é a palavra. Crianças com senso de equilíbrio, serão adultos conscientes e responsáveis na alimentação e na vida!


E se você aplicar todos esses pequenos conselhos, terá a garantia de uma vida com mais saúde e qualidade para seu filho. E se ele não comer BRÓCOLIS? Ofereça abobrinha, chuchu, couve, tomate, alface, repolho, abóbora, batata, cenoura, espinafre, inhame, mandioquinha, rúcula, tomate cereja, beterraba, berinjela…E tudo vai ficar Bem!


Texto: Cláudia Vaz - Especialista em gastronomia e Simpatizante de Nutrição.

Apoio: Centro Educacional de CUltura Integral LTDA

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